top of page

Coalizão Respirar rebate comentários da Anfavea sobre “falácias” da sociedade civil

Atualizado: 29 de mar. de 2021


Foto: Ramy Robson

Diante das tentativas da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de adiar o prazo de implementação para as próximas fases do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), a Coalizão RespirAr e outras organizações da sociedade civil têm se mobilizado para evitar que isso aconteça. A fase P-8, para veículos pesados, trará ganhos significativos para o meio ambiente e para a população ao levar caminhões e ônibus para um novo padrão (o equivalente ao Euro VI) de redução de emissões de poluentes.


Essa mobilização da Coalizão tem sido feita com base em argumentos científicos e técnicos, que comprovam não só os benefícios da implementação da nova fase, prevista para começar em 2022, como mostram que os argumentos da associação para pedir o adiamento não se sustentam.


Além da campanha Inimigo Invisível, lançada no segundo semestre do ano passado, enviamos cartas aos conselheiros do CONAMA, solicitando que não aceitem o adiamento dos prazos, e cartas individuais aos CEOs das grandes montadoras de veículos pesados do país, clamando que cumpram o prazo.


A Anfavea tem buscado desqualificar essas críticas e, em dezembro de 2020, tratou-as como “falácias” em seu documento “Anfavea em defesa do Proconve”.


Por isso, a Coalizão RespirAr elaborou um documento em que explica por que os dez pontos levantados pela Anfavea como sendo falaciosas não o são – muito pelo contrário.


Mais do que reforçar nossos argumentos, buscamos, com isso, manter um debate de qualidade em torno de políticas públicas e ações que promovam, de fato, o bem-estar e saúde da população, a conservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida para todos.


Acesse o documento Posição da Coalizão RespirAr sobre documento intitulado “ANFAVEA em defesa do PROCONVE":


Anfavea_10_falacias_Coalizao_Respirar_fi
.
Download • 418KB

Confira também um resumo do documento, que traz uma contextualização do debate e as principais críticas e solicitações da sociedade civil:


Anfavea_RESUMO_Falacias_Coalizao_final_s
.
Download • 135KB


99 visualizações0 comentário
bottom of page